Cases

Aqui você encontra histórias de sucesso que comprovam o compromisso da G3 Solutions: garantir a satisfação total das necessidades de seus clientes.

Dominando conhecimento e processos e somando esforços com seus parceiros, a G3 Solutions auxilia seus clientes a reduzir custos e manter a competitividade frente ao grande dinamismo dos negócios na economia atual.

Sempre atenta às diferentes necessidades do mercado, a G3 Solutions oferece as melhores soluções tecnológicas, atingindo e superando expectativas.

CONSTRUTORA QUEIROZ GALVÃO

O Grupo Queiroz Galvão nasceu e tornou-se grande a partir de uma construtora. E construções, especialmente as de grande porte e que aceleram o desenvolvimento de áreas como a mobilidade urbana, habitação, logística, saneamento, estradas e concessões de operação de portos, ferrovias, saneamento e rodovias, continuam a ter grande destaque no portfólio de operações do Grupo.

A NECESSIDADE

A área de TIC necessitava alinhar as suas ações, metas e controles operacionais ao planejamento estratégico da empresa, e consequentemente desenvolver um modelo de GRC-TI Governança, Risco e Compliance em sua divisão que elevasse o padrão de atendimento a todo ecossistema de usuários e fornecedores com um direcionamento claro para controles. A Governança de TI tem o papel de criar estes controles de forma que a TI trabalhe de uma maneira o mais transparente possível perante os stakeholders (executivos, conselho de administração, acionistas).

A SOLUÇÃO

A G3 Solutions foi contratada para inicialmente efetuar uma auditoria de maturidade nos processos de controle de gestão, tecnologias envolvidas em sua infraestrutura, equipes com uma pesquisa de clima organizacional na TI. O resultado desta auditoria indicou prioridades a serem trabalhadas e controles a serem implantados em um prazo de 2 anos.

O segundo passo após o resultado da auditoria foi a contratação para a implantação dos controles para os processos mais críticos recomendados na auditoria, utilizando-se de framework específico e a readequação da equipe de TI através também de modelos e melhores práticas internacionais.

O framework, ou guia de melhores práticas mais utilizado no mundo em se falando de Governança de TI é o COBIT, mantido pela ISACA, que está na sua versão 4.1. e é o modelo sendo implantado em um trabalho de 2 anos. O COBIT sugere uma série de processos a serem seguidos, chamados de objetivos de controle, como: gerenciamento de incidentes, problemas, segurança da informação, indicadores, auditoria externa entre outros objetivos para que se possa garantir o controle das informações que se encontram em sistemas de informação.

Já com relação a readequação de pessoal em equipes de TI os modelos mais utilizados são o E-CF( European Competence Framework) e SFIA (Skills Framework for the Information Age) onde na empresa foi implantado com sucesso o modelo E-CF, ajustando toda equipe de RH da TIC as necessidades de desenvolvimento de carreira e quadro de competências necessários para os cargos envolvidos.

RNEST – REFINARIA ABREU E LIMA

Projetada para ser a mais moderna refinaria de petróleo já construída em território nacional e com capacidade de processar 100% de petróleo pesado alcançando em sua expansão final a marca de 500 mil barris por dia, tornando-se assim a maior a refinaria do Brasil e com tecnologia totalmente nacional, a RNEST hoje é um dos maiores empreendimentos estruturadores da região nordeste. Dentre os aspectos positivos destaca-se o aumento da capacidade de produção de derivados no país e o desenvolvimento de alta tecnologia e o desenho da planta da refinaria, inteiramente realizado no Brasil, por engenheiros e cientistas de vários centros de pesquisa nacionais.

A NECESSIDADE

O Consórcio Ipojuca Interligações - CII que reúne a Construtora Queiroz Galvão e a IESA Óleo & Gás foi o contemplado para projetar a construção do empreendimento de mais de 8 Bilhões de reais. O CII selecionou empresas para o fornecimento de tecnologias de infraestrutura de TI para o projeto, que atendessem aspectos como inovação tecnológica, capacidade em gestão de serviços, domínio de dimensionamento para as aplicações de engenharia envolvidas no projeto, e a condição de fornecimento em modo

A SOLUÇÃO

Após a concorrência entre diversos fornecedores de renomada capacidade a G3 Solutions foi a escolhida para o fornecimento de toda infraestrutura de TI do projeto e onde teve atuação marcante nas seguintes atividades: Escolha da arquitetura tecnológica, sizing e capacity, fornecimento da solução, instalação, implantação e gerenciamento do projeto.Coube a G3 Solutions, além da interação com fornecedores internacionais das soluções e aplicações que seriam utilizadas no projeto no tocante a seu perfeito dimensionamento e utilização pela equipe do CII, o projeto de sua rede de dados além dos equipamentos e outras soluções de tecnologia. Algumas aplicações de engenharia designadas para o projeto foram: COMOS-Lifecycle Asset Information management system, produto da SIEMENS; PDMS - Plant Design Management Systems, produto da AVEVA; Smartplant Materials, produto da SISGRAPH; Primavera PPM-Projetc Portifólio Management, produto da ORACLE; Controltub- produto da ISI Engenharia entre outros, que fariam a integração com os sistemas SIGEM, GITEC e SGC da Petrobrás.A G3 Solutions forneceu para suportar as aplicações de negócios na infraestrutura projetada os seguintes produtos: 19 servidores DELL rack R-710 e R-610 , 01 sistema de armazenamento em rede san DELL/EMC com 20TB, 01 unidade de fita DELL robotizada com 02 drives e 48 slots, 353 micros Optiplex DELL, 33 workstations T-3500 DELL, 02 no-breaks de 15 KVA –APC, software de backup IBM Tivoli Storage Manager, Vmware enterprise, 19 Windows enterprise 2008, 02 racks DELL de 42us.Para a rede de dados e voz foram fornecidos produtos 3COM com; 08 dispositivos de soluções wireless, solução completa de segurança IPS e IDS, solução completa de gerenciamento IMC, solução de telefonia IP para 350 pontos, roteadores WAN, switch core S7903E, 30 switchs de borda.

Os serviços de instalação física, configuração e implantação dos produtos de hardware, além dos sistemas operacionais, ambiente de virtualização, clusters da solução, integração de redes de dados lan e wan, telefonia IP, segurança e gerenciamento foram de responsabilidade da G3 Solutions.

VITARELLA

Criada em março de 1993, a Indústria de Alimentos Bom Gosto Ltda começava a produzir em Jaboatão dos Guararapes, a produção de massas com a marca Vitarella. Localizada na BR-101 Sul, local estratégico para o recebimento de matéria-prima e para distribuição dos produtos por estar próximo dos portos de Recife e Suape permitindo o rápido escoamento da produção. A empresa conta hoje com mais de 1.800 colaboradores que produzem os mais de 100 itens da marca. A família de produtos é variada: são biscoitos, cream cracker, salgados, doces, recheados, wafers, amanteigados, rosquinhas e sequilhos. Entre as massas se destaca: espaguete, ninho, penne, lasanha entre outros. Para manter a liderança no setor e a qualidade de seus produtos, a Vitarella investe na capacitação de pessoal e em equipamentos de última geração. A marca Vitarella além de ser líder em Pernambuco, também é líder nos estados da Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. Estando presente nos outros estados do Nordeste e em expansão nas demais regiões do país. A junção de um amplo portfólio de produtos com um rigoroso controle de fabricação é a receita de sucesso da Vitarella. Hoje a empresa contabiliza crescimentos significativos em outros estados do país. Tudo isso é sinônimo de preferência, qualidade e de satisfação para seus consumidores e bons negócios para seus fornecedores.

A NECESSIDADE

A Indústria de Alimentos Bom Gosto Ltda, em função de sua expansão de negócios e operação crítica, necessitava adequar os datacenters existentes as normas de segurança, possuir alta disponibilidade e contingência bem como melhorar a performance dos seus sistemas e modernizar sua arquitetura tecnológica para atender a demanda dos próximos anos de operação, bem como atender as melhores práticas de governança e gestão de TI.

A SOLUÇÃO

A G3 Solutions foi selecionada para efetuar diversas atividades de consultoria e serviços como: assesment de gap analysis de ITIL, criação da política de segurança de TI, criação do portfólio de serviços e sla´s, escolha de arquitetura de TI, planejamento, dimensionamento da solução e construção de RFP, dimensionamento dos aspectos e refrigeração, energia e segurança dos datacenters, gerenciamento de obras dos datacenters, gerenciamento e implantação de toda a arquitetura da solução, documentação do projeto, suporte e operação assistida do ambiente por três meses após a entrada em operação dos novos ambientes.A solução escolhida pela Vitarella, após o projeto de vários cenários tecnológicos, foi a implantação de sites redundantes em modo

SETRANSP ARACAJÚ

O Setransp é o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracajú, Sergipe, situado na Av. Tancredo Neves, nº 2061, no Distrito Industrial. Fundado em 27 de fevereiro de 1992, através do decreto nº 24.000.005784/1992, publicado no Diário Oficial da União em 4 de fevereiro do mesmo ano. O sindicato também é responsável pela comercialização do vale-transporte, sendo que a média vendida mensalmente fica em torno de 4 milhões de tíquetes, representando 55% da receita do setor.

A NECESSIDADE

O Setransp necessitava de uma plataforma de alta confiabilidade em ambiente de missão crítica, além de performance para dar suporte a operação de comercialização e gerenciamento do sistema de bilhetagem eletrônica em Aracajú. A atualização de seu datacenter e operações administrativas também se fazia necessário.

A SOLUÇÃO

A G3 Solutions foi contratada para fornecer a solução e por integrar as tecnologias envolvidas no projeto e apresentar o expertise necessário para o projeto. Foram fornecidos para a infra-estrutura da empresa servidores RISC IBM Power para o banco de dados em conjunto com a tecnologia ORACLE RAC de alta disponibilidade conectados a um sistema de armazenamento IBM além de sistema de backup IBM Tivoli. Também foram fornecidos diversos servidores para atender as demandas dos serviços web, aplicações, diretórios, firewall além de 50 estações de trabalho para área administrativa visando a comercialização dos cartões dos estudantes. A G3 Solutions contou neste projeto com a parceria da Olimpius Tecnologia que teve a responsabilidade de projetar e implementar a base de dados em Oracle no ambiente de alta disponibilidade.

BANCO BGN

Fundado em 1994, o Banco BGN iniciou suas relações com o mercado em maio de 1995, buscando estabelecer a participação do Grupo Queiroz Galvão em atividades de prestação de serviços financeiros, inicialmente com foco na Região Nordeste. O BGN já nasceu dentro da nova realidade do país, que passava então a contar com índices de inflação de primeiro mundo e economia em processo de estabilização. Sua estratégia inicial foi a de atuar como um banco de negócios, a partir dos produtos tradicionais oferecidos pelo mercado financeiro. Tinha, como diretriz mercadológica, atender as empresas de pequeno e médio porte e os grandes grupos regionais, fazendo da agilidade o seu diferencial competitivo.

A NECESSIDADE

Para atender a demanda dos negócios em franca expansão e se adequar as normas regulatórias exigidas pela legislação bancária o Banco BGN necessitava modernizar todo seu parque computacional existente e dotá-lo de alta disponibilidade, performance, segurança e gerenciamento de operações integrados.

A SOLUÇÃO

A G3 Solutions foi escolhida entre alguns dos melhores players de mercado por apresentar um projeto que atendia as expectativas da instituição no tocante a integração das diversas tecnologias envolvidas. Foram projetados e fornecidos mais de 20 servidores IBM de diversos modelos muitos destes em clusters de alta performance, sistemas de armazenamento, unidades de fitas robotizadas, além de sistemas de backup e gerenciamento de recursos IBM Tivoli. A G3 Solutions contou neste projeto e integrou as tecnologias com diversos parceiros regionais, além da disponibilização de instalação, treinamento, operação assistida e suporte a Instituição. Este projeto foi de alta visibilidade no estado por sua complexidade e tecnologias envolvidas.

DETRAN-PE

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, foi criado através do Decreto-Lei nº 23 de 24 de maio de 1969, do Governo do Estado de Pernambuco, na gestão do Dr. Nilo de Souza Coelho. O referido Decreto cria o Detran, denomina Autarquia da Administração Indireta, vinculado a Secretaria de Segurança Pública. Ser até 2010 uma organização líder de transformação social, orientada para a civilidade no trânsito através da educação, de iniciativas cidadãs, da valorização do servidor e do usuário, consolidando sua credibilidade, eficiência, facilidade de acesso virtual e excelência no atendimento é a missão do órgão.

A NECESSIDADE

Conforme planejamento e objetivos de crescimento arrojados, o Detran-PE necessitava expandir sua forma de atuação para atender a sociedade de uma forma mais ampla e com uso intensivo de tecnologia visando tornar-se um modelo de excelência em prestação de serviços públicos, o que foi alcançado e reconhecido nacionalmente. Para esta nova etapa de gestão o Detran-PE necessitava de um ambiente computacional de alta disponibilidade e que suportasse a expansão de serviços remotos em agências espalhadas pelo estado e fornecer o maior número possível de serviços pela internet ao cidadão.

A SOLUÇÃO

A G3 Solutions foi escolhida em licitação por projetar uma solução de alta disponibilidade e com total redundância tanto para processamento como gestão de armazenamento dos dados. A solução é composta de servidores de tecnologia RISC da Sun Microsystems clusterizados de alta performance além de sistemas de armazenamento em tecnologia SAN, unidade de fita robotizada e software de backup da Veritas. A tecnologia de base de dados é o Sybase e toda instalação, implementação, integração, treinamento e operação assistida do ambiente foi efetuada pela G3 Solutions.

CHESF

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, subsidiária das Centrais Elétricas Brasileiras S/A – Eletrobrás, foi criada pelo Decreto-Lei nº 8.031, de 03 de outubro de 1945, e constituída na primeira assembléia geral de acionistas, realizada em 15 de março de 1948, com a missão de produzir, transmitir e comercializar energia elétrica para a Região Nordeste do Brasil.

A NECESSIDADE

Com 82 sistemas de transmissão, 97 subestações em tensões que vão de 69 kv a 500 kv nos seus 18.000 quilômetros de linhas de transmissão e 17 hidroelétricas a Chesf necessitava modernizar seus centros de operações localizados em Recife-PE, Paulo Afonso-BA, Salvador-BA, Teresina-PI, e Fortaleza-CE. A necessidade de uma solução de alta disponibilidade e missão crítica para o controle das operações dos sistemas elétricos da empresa era fator determinante na escolha da solução, além da experiência de uma empresa que efetuasse a total integração entre as tecnologias de supervisão e controle do sistema elétrico da Chesf.

A SOLUÇÃO

A G3 Solutions foi a escolhida no processo licitatório por possuir a experiência e tecnologia necessárias ao empreendimento de modernização dos sistemas de supervisão e controle. A solução fornecida consta de 06 sistemas clusterizados de alta disponibilidades em tecnologia RISC - UNIX da Sun Microsystems, além da implementação, das aplicações envolvidas, treinamento, operação assistida e suporte contínuo da solução.

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL PE

Em discussões sobre as melhores e mais modernas maneiras de combater a violência, pelo menos uma questão desponta como unanimidade entre os especialistas: a integração entre as polícias ostensiva [militar] e judiciária [civil]. Em Pernambuco, foi justamente calcada neste conceito que surgiu a Secretaria de Defesa Social [SDS]. Com o advento da secretaria, criada através da Lei nº 11.629, de 28 de janeiro de 1999, as polícias Civil e Militar, além da Polícia Científica e do Corpo de Bombeiros Militar, começaram a ter suas ações e operações vinculadas a um único centro de decisões, passando a atuar de maneira mais integrada e harmônica.

A NECESSIDADE

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco estava enfrentando sérios problemas de instabilidade e disponibilidade operacional na aplicação INFOPOL, base de dados que disponibiliza às Polícias Civil, Militar, Científica e Corpo de Bombeiros de Pernambuco, conhecimento estratégico 24 horas por dia, para o combate a atividades criminosas, com riqueza de dados provenientes de inúmeras fontes e base de dados geo-referenciadas. Sua plataforma utilizava-se de arquitetura Intel com sistema operacional Windows 2003 em sistemas clusterizados de 4 nodes e base de dados Oracle.

A SOLUÇÃO

A G3 Solutions foi escolhida pela arquitetura da solução apresentada e o Projeto consistiu na aquisição de uma plataforma com 02 servidores RISC Sun fire V890 Server, em cluster de alta disponibilidade conectados, em 02 subsistemas de discos externos Sun StorEdge 6140, com 3TB cada, interligados por 02 switchs fibre channel, e migração de 08 instâncias da base de dados Oracle, treinamento para manuseio de todo o ambiente instalado, suporte técnico, operação assistida e garantia de 03 anos on-site. A nova solução está atendendo a SDS-PE nos requisitos de estabilidade, integridade e disponibilidade de todo o ambiente, vital para o combate a criminalidade no estado. A G3 Solutions contou com a parceria da Olimpius Tecnologia, parceiro especialista nas soluções Oracle e com vasta experiência no mercado em implementações e migrações desta plataforma de base de dados em ambientes críticos e soluções de inteligência de negócios.